Edição: 29/04/22
Preparado para ver as principais notícias do Varejo da última semana? Vamos lá!
Big Brother Brasil
Fonte: Envato Elements
Após 100 dias, o Big Brother Brasil 2022 chegou ao fim nesta terça-feira. O programa que gerou mais de 123,4 milhões de tuítes desde a estreia foi marcado pelo recorde de patrocinadores.
Segundo dados divulgados pela Globo, os 11 anunciantes renderam um faturamento inicial de quase R$ 700 milhões à emissora. Do outro lado, o PicPay registrou um crescimento de 57% em pedidos do PicPay Card em relação à média de fins de semana anteriores.
Já a Americanas, outra veterana no patrocínio do programa, teve um aumento de 60% nos pedidos da categoria de mercado entre os meses de janeiro e março deste ano. Segundo a empresa, durante o período da ação de Páscoa foram vendidos mais de 150 mil ovos de Páscoa e chocolates, um crescimento bem expressivo em relação ao ano anterior.
Outras notícias para ficar de olho:
• Campeão do BBB 22 leva SUV inédito da Fiat
• Fracassou mesmo? BBB 22 bomba com merchans e rende mais de R$ 1 bilhão
• Receita do McDonald's cresce, impulsionada por vendas no exterior.[en]
• Como o BBB se tornou a maior audiência da TV brasileira em 2022
Tecnologia 5G
Fonte: Envato elements
A Vivo, maior rede de telefonia do país, entrará em uma nova fase para a implantação do sistema 5G. O serviço está apenas disponível em versão reduzida no país, com previsão de funcionamento até julho deste ano nas principais capitais.
Segundo o diretor de varejo no Grupo FCamara, o varejista poderá utilizar mais recursos como realidade virtual, lives commerce, lives marketing e o metaverso juntamente com inteligência artificial, abrindo novas oportunidades de negócios. O Senai já está desenvolvendo sensores e outros equipamentos que irão interligar dados industriais e de empresas através da Internet das Coisas (IoTl).
Segundo pesquisa realizada pela Twilio Segment 70% dos consumidores preferem marcas que conheçam suas preferências e ofereçam suportes mais personalizados e inteligentes. O 5G pode acelerar a integração e o uso de diversas tecnologias e colocar a experiência do consumidor em um novo patamar.
Outras notícias para ficar de olho:
• 77% dos usuários das classes D e E utilizam a internet só pelo celular
• Pesquisa aponta internet fixa como o pior serviço e celular pré-pago como o melhor
• Celular usado cresce 29% na América Latina; Apple e Samsung lideram
Fonte: Envato elements
Marcado como um dos maiores acordos de compra da história, o bilionário Elon Musk comprou o Twitter Inc. por US$ 44 bilhões. Com a missão de preservar a “liberdade de expressão”, o CEO da Tesla apresenta políticas de moderação de conteúdo mais flexíveis e gera dúvidas.
De acordo com o diretor de pesquisa da Forrester, com "as novas políticas de moderação, Musk coloca em risco os milhares de dólares dos anúncios do Twitter”. Ao passo que as marcas estão se tornando mais conscientes a respeito da desinformação e fake news, com o afrouxamento, é provável que algumas empresas levem seus investimentos de marketing para outros canais.
Em contrapartida, o CEO da MediaRadar acredita que os anunciantes de criptomoedas e qualquer apoiador entusiasta de Elon Musk vão se inclinar e comprar mais publicidade com o Twitter, já que, Elon traz consigo um prestígio significativo.
Outras notícias para ficar de olho:
• Jeff Bezos faz intriga no Twitter com Elon Musk e a China
• WhatsApp anuncia "supergrupos", que no Brasil virão só depois das eleições
• Meta, dona do Facebook, vai inaugurar em maio sua primeira loja física
• Mais de 80% dos varejistas usam redes sociais para fazer vendas
Re-commerce
Fonte: Envato elements
Segundo relatório divulgado pelo eBay, os Zommers (nascidos entre 1997 - 2012) são os principais consumidores (80%) do mercado de segunda mão. Eles também representam 32% de vendedores da mesma categoria.
Números levantados pela Thredup sugerem que o mercado de revenda será maior do que varejo de roupas tradicional nos próximos dez anos, chegando a US$ 84 bilhões. De acordo com o Sebrae, nos primeiros semestres de 2020 e 2021 houve um aumento de 48,58% na abertura de lojas que comercializam produtos de segunda mão.
Segundo levantamento feito pela OLX, 39% dos brasileiros já realizaram compras de produtos usados na internet, enquanto 45% compraram pela primeira vez durante o período de pandemia. Além disso, também foi apontado que 63% dos brasileiros possuem ao menos um produto parado, mas somente 23% vendem de fato.
Outras notícias para ficar de olho:
• Recommerce está crescendo e ganha mais espaço em lojas virtuais
• Brechós conquistam públicos com tendências sustentáveis
• Roupas usadas em "brechós" virtuais viram ativos explorados por empresas
Quem abre e quem fecha
• Mart Minas planeja inaugurar mais 10 lojas em 2022
• Grupo Avenida, comprado por gigante sul-africana, quer dobrar de tamanho até 2027
• U.S. Polo Assn. inaugura, em São Paulo, primeira loja no Brasil
• Centauro e UEFA Champions League fecham parceria para licenciamento de produtos
• Grupo HEINEKEN e Atacadão se unem em projeto de PDV
• Grupo Mateus atinge a marca de 75 lojas no Pará
• Renner prevê a abertura de 40 lojas até o fim de 2022
Dança das cadeiras no Varejo
• Claudio Alejandro assume como diretor de Logística do Grupo Bahamas
• Marcel Marcondes Assume Cargo de CMO na Anheuser-Busch InBev
• Matt Carey assume cargo de CIO na Home Depot [en]
• Renata Vieira é a nova Diretora Sênior Global Brand da marca Oreo (Mondelēz)
Tudo sobre o Varejo
Tem Notícia nova do Varejo todo dia! Somos uma newsletter gratuita e semanal, com as principais notícias e acontecimentos do mundo do Varejo para você começar o dia bem informado.
Aqui você vai encontrar os fatos mais relevantes do setor, com as principais atualidades do Brasil, do mundo, tecnologia e mercado. Direto na caixa de entrada do e-mail e a melhor parte, é Grátis! 😌
Assine e receba em seu e-mail toda semana👇
Ajude o BlueTimes chegar mais longe!! 💙
Tudo sobre o Varejo
Toda semana, às sextas-feiras, estaremos na sua caixa de entrada por volta das 07:05. Alguns servidores de e-mail atrasam a entrega, outros nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.